Setor de tecnologia de SC é destaque na Forbes por sua contribuição ao ecossistema brasileiro

Setor de tecnologia de SC é destaque na Forbes por sua contribuição ao ecossistema brasileiro

Reportagem entrevistou o presidente da ACATE, Iomani Engelmann, e outros atores do ecossistema catarinense de inovação.

Sexta-feira, 01 de setembro de 2023 - 14:00

“Da escassez ao sucesso”, assim se intitula a reportagem da Forbes que destaca o setor de tecnologia de Santa Catarina internacionalmente por sua contribuição ao ecossistema brasileiro. O presidente da ACATE, Iomani Engelmann, foi um dos entrevistados e ressaltou o potencial do empreendedorismo local desde o passado, quando imigrantes empreenderam em meio à falta de oportunidades, até os dias de hoje, com a emergente criação de startups.

A reportagem também traz dados que dimensionam o setor de tecnologia catarinense, por exemplo, na capital Florianópolis, que possui o maior número per capita de startups no Brasil. A Forbes ainda aponta grandes negociações que movimentaram o ecossistema nacional, como a aquisição da RD Station pela Totvs e da Neoway pela B3, além da atração de grandes corporações para o estado, entre elas o Mercado Livre, Zoho e Zucchetti.

A matéria apresenta o estado como o sexto maior centro de tecnologia do país, tendo o setor com 22.125 empresas de tecnologia, faturamento de aproximadamente US$ 4,5 bilhões e representando 6% do PIB do estado. A reportagem também aponta o futuro do ecossistema de tecnologia catarinense, que se prepara para atingir mercados globais e obteve conquistas nos últimos anos, como a criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado.

Para ler a reportagem completa da Forbes, clique aqui.

FONTE: ACATE