Sebrae e ACATE lançam oportunidades para empresas nos programas Startup SC e Jornada Startups

Sebrae e ACATE lançam oportunidades para empresas nos programas Startup SC e Jornada Startups

Inscrições para as iniciativas foram abertas pela 54ª edição do Meetup Startup SC, em Florianópolis, e seguem até o dia 13 de abril

Estão abertas as inscrições para as iniciativas de desenvolvimento de empresas realizadas em Santa Catarina pelo Sebrae Startups e ACATE. O projeto de capacitação Startup SC irá selecionar até 60 negócios em 2024 para turmas em cinco cidades catarinenses. Outra oportunidade é o programa de pré-aceleração Jornada Startups, que vai selecionar até 150 empreendimentos de todo o estado. As inscrições para ambos são unificadas e gratuitas através deste link até o dia 13 de abril.

Podem participar empresas desde estágios iniciais até negócios consolidados que tenham a proposta de desenvolver produtos e serviços com tecnologias inovadoras. No Startup SC, é pré-requisito o empreendedor já possuir protótipo desenvolvido e estar em busca de clientes. Enquanto no Jornada Startups, o foco são empresas na fase de validação. Sendo assim, o Jornada é uma etapa que apoia empreendimentos com maturidade inicial, e o Startup SC para aqueles que já atingiram a validade do negócio.

Em sua 14ª edição, o programa de capacitação Startup SC, do Sebrae/SC, promove suas atividades presenciais com turmas simultâneas nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó, Blumenau e, como novidade neste ano, Criciúma. O programa inicia em maio e tem duração de sete meses, sendo composto por 14 workshops, quatro masterclass e sessões individuais de mentoria. Além disso, as empresas participantes poderão concorrer, por meio de edital, a até R$ 80 mil reais que serão aportados em 20 negócios através da iniciativa Acelera Startup SC, parceria do Sebrae Startups com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

O programa de pré-aceleração Jornada Startups é realizado pela ACATE, em parceria com o SEBRAE, e apoia as empresas de todo o estado de forma inteiramente remota ou híbrida. Os conteúdos abrangem seis workshops, quatro mentorias coletivas, acesso a ferramentas e diagnósticos no início e final do programa. As atividades iniciam em maio e encerram em agosto, durante o Startup Summit 2024, quando os negócios melhores avaliados na iniciativa terão a oportunidade de apresentar pitch para uma banca avaliadora.

Em três edições, o Jornada Startups já apoiou mais de 430 empresas. Em sua última edição, em 2023, a iniciativa obteve resultados como o crescimento médio de 39% no faturamento das empresas participantes e de 59% no número de clientes. Além da formação, o programa proporciona networking com outros empreendedores, mais de US$ 250.000,00 em benefícios exclusivos e mentorias individuais com uma rede de 90 mentores especializados em 30 áreas de negócios.

Para inscrever sua empresa nos programas Startup SC e Jornada Startups, clique aqui.

Meetups Startup SC

O lançamento da edição de 2024 dos programas Startup SC e Jornada Startups foi realizado no 54º Meetup Startup SC no Centro de Inovação ACATE Primavera, em Florianópolis. O evento abriu as inscrições para as iniciativas e apresentou palestras sobre temas pertinentes ao desenvolvimento de startups.

O encontro reuniu cerca de 400 pessoas entre empreendedores, investidores e interessados. A abertura apresentou parceiros que apoiam a realização do Startup SC e contou com a participação de Paula Lunardelli, vice-presidente de Ecossistema da ACATE, Luiza Pedroso, gestora do projeto Startup SC, Alexandre Souza, gerente de Inovação do Sebrae/SC, e Felipe Mandawalli, head de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de Santa Catarina.

A vice-presidente da ACATE relembrou a participação da sua empresa, a Prevision, em edições anteriores do Startup SC e na incubadora MIDITEC. Paula Lunardelli também destacou que o programa do Sebrae fez a diferença em sua vida e até hoje gera impacto através de atividades como o Meetup Startup SC. “Eventos como este são tão importantes porque têm entre os seus pilares a absorção de conhecimento por empreendedores no início de jornada, quando o aprendizado se faz mais necessário”.

O gerente de inovação do Sebrae situou mudanças como o nascimento da marca Sebrae Startups em Santa Catarina, a qual é hoje polo de referência e engloba todas as iniciativas da entidade para startups a nível nacional. Alexandre Souza também recordou que por 12 anos foi gestor do Startup SC e neste ano fez a passagem de bastão da coordenação do projeto para Luiza Pedroso.

Entre os palestrantes do meetup estiveram Guilherme Junqueira, fundador e CEO da Gama Academy, com o tema “É validando que se empreende! Aprenda com quem viveu na prática os altos e baixos do Lean Startup”. Outro palestrante foi Arthur Igreja, co-fundador da AAA Plataforma de Inovação, que abordou a temática “Inteligência artificial e o novo horizonte de negócios: estratégias para startups”.

No sábado, dia 16 de março, outras edições do Meetup Startup SC foram realizadas simultaneamente em Criciúma, Blumenau, Chapecó e Joinville. A programação dos encontros apresentou detalhes dos programas Startup SC e Jornada Startups, além de conteúdos de especialistas sobre investimentos, crescimento de startups e outras temáticas relevantes de empreendedorismo.

O projeto Startup SC tem a realização do Sebrae Startups e também conta com a parceria dos mantenedores, os quais são: AWS, Lab 365, Questum, Invisto, Investidores.VC, Zendesk, 49 Educação, Ailos, Bossa Invest, Klab, Senior, Silva, Santana e Teston Advogados (SST), Tiflux e Zoho.

Fonte: Acate