Nova diretoria da ACATE toma posse em cerimônia em Florianópolis
Nova diretoria da ACATE toma posse em cerimônia em Florianópolis
Com Diego Ramos na presidência, gestão ficará à frente da entidade até 2026 com foco em tornar Santa Catarina um player global de inovação.
Terça-feira, 16 de julho de 2024 - 16:00
A nova diretoria da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) foi oficialmente empossada para a gestão 2024-2026 nesta quinta-feira (11), em cerimônia que lotou o Teatro do CIC, em Florianópolis. O evento reuniu mais de 850 pessoas entre associados da ACATE, representantes do ecossistema da tecnologia catarinense e de outros estados, líderes de entidades de classe e representantes dos três poderes do governo para uma celebração de um setor em constante crescimento e que gera mais de 80 mil empregos em SC.
A cerimônia marcou o início da gestão da nova Diretoria da ACATE, que tem à frente Diego Brites Ramos, como presidente. Ele sucede o empresário Iomani Engelmann, que presidiu a entidade por dois mandatos consecutivos, entre 2020 e 2024. Ramos ocupou a posição de Vice-Presidente de Relacionamento da entidade nos últimos quatro anos, é diretor geral da Teltec Solutions, sediada em Florianópolis, e é também Vice-Presidente de Sustentabilidade da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO).
Com foco em tornar Santa Catarina um player global de inovação, uma meta ousada e almejada até 2030, a nova gestão da ACATE tem, entre os vários objetivos, a missão de ampliar a internacionalização da tecnologia catarinense, ao mesmo tempo em que fortalece os laços com os governos estaduais e federal.
“Se por um lado temos a consciência que hoje a tecnologia é a maior direcionadora do progresso mundial, proporcionando forte potencial de geração de PIB, renda e empregos de qualidade, atuando ainda como um instrumento propulsor e modernizador dos tradicionais segmentos econômicos, por outro lado, o nosso país ainda tem um longo caminho a percorrer se quisermos aproveitar essa oportunidade tecnológica secular. Nossa referência precisa ser o mundo”, afirmou o novo presidente da ACATE, Diego Ramos.
Presidente da entidade nos últimos quatro anos, Iomani Engelmann assume agora a presidência do Conselho Deliberativo da ACATE. Em discurso na cerimônia, ele exaltou o exemplo de governança da associação e a continuidade dos trabalhos da nova gestão:
“Nossa entidade é uma plataforma de impacto para toda a sociedade. E todo o impacto positivo que causamos hoje como associação só se torna possível pelo trabalho, brilhantismo e tempo dedicado por todos que a constroem e fazem parte dela. Meu sonho é que a ACATE seja vista como um exemplo de sociedade que deu certo”.
Em um momento de emoção, o evento desta quinta-feira contou com a presença do fundador e primeiro presidente da ACATE, José Fernando Faraco, que iniciou a associação com apenas 10 empresas em 1986, em Florianópolis. Em seu discurso, o empresário lembrou o início do associativismo no setor de tecnologia:
“As empresas não tinham praticamente nada, nem um computador. As empresas eram avaliadas pela ótica do patrimônio, e isso era pouco. Procuramos nos juntar, ajudar a formar um primeiro condomínio empresarial de tecnologia. Nesses 38 anos de ACATE houve uma mudança magnífica da tecnologia. A ACATE chegou a um patamar que hoje é motivo de grande orgulho, não é simples ter 1800 empresas contribuindo, é necessário muita credibilidade e muito esforço”.
O novo quadro diretor da ACATE é composto pelos seguintes Vice-Presidentes: Annalisa Blando Dal Zotto (Finanças), Walmoli Gerber Júnior (Marketing), Cesar Griebeler (Integração), Betina Giehl Zanetti Ramos (Relacionamento), Tulio Vinicius Duarte Christofoletti (Ecossistema), Moacir Antonio Marafon (Talentos) e Henrique Marcos Fava Bilbáo (Internacionalização). A diretoria foi eleita em votação com chapa única no fim de maio e já está atuando desde 1º de junho.
Com mais de 1.800 associados e polos regionais espalhados por oito cidades de Santa Catarina, a ACATE é a representante de um setor que, conforme pesquisas da própria entidade, possui mais de 22 mil empresas de tecnologia que somam um faturamento anual na casa dos R$ 24 bilhões em SC. Principal polo do estado e sede da ACATE, Florianópolis é a capital do Brasil com o maior número de startups em relação ao número de habitantes.
Para fomentar ainda mais um segmento que dobrou de faturamento em seis anos, a ACATE atua como um hub de inovação — já premiado três vezes a nível nacional no Startup Awards — que apoia a geração e o desenvolvimento de empresas em todo o estado de Santa Catarina. Em parceria com o Sebrae Startups, a ACATE organiza o Startup Summit, em Florianópolis, um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina. Neste ano, a edição ocorre entre os dias 14 e 16 de agosto. Os mais de 10 mil participantes esperados terão acesso à feira de negócios, com cerca de 150 expositores, e poderão se aproximar a 250 fundos de Venture Capital que estarão presentes no evento. A ACATE disponibiliza 20% de desconto para interessados em adquirir ingressos, para utilizar o cupom acesse este link.
Mantida pela ACATE em parceria com o Sebrae Startups, a incubadora MIDITEC já foi eleita três vezes (2022-2023, 2017-2018 e 2019-2020) uma das cinco melhores do mundo no ranking do UBI Global. Com 26 anos de atuação, a MIDITEC é o programa mais longevo da ACATE. Neste ano de 2024 comemora-se também os 15 anos das Verticais de Negócios, programa que reúne atualmente cerca de 800 de empresas de 11 segmentos do mercado de tecnologia.
Além da atuação em Santa Catarina, a associação possui uma filial no Canadá, lançada em 2023 e que atua no processo de internacionalização das empresas catarinenses que desejam expandir seus negócios para o exterior.
A cerimônia de posse da nova diretoria da ACATE fez parte da série de eventos ACATE+Conexão, que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e o patrocínio da DELL Technologies. O outro evento ACATE+Conexão também foi realizado no dia 11 de julho e celebrou os 15 anos das Verticais de Negócios da ACATE em um encontro entre os 11 segmentos de mercado que compõem o programa.
FONTE: ACATE