Mais de 650 alunos se formam na edição deste ano do Programa Entra21

Mais de 650 alunos se formam na edição deste ano do Programa Entra21

Quinta-feira, 27 de outubro de 2022 - 14:00

Após mais de seis meses de capacitação, os mais de 650 alunos da edição deste ano do Programa Entra21 concluíram a formação. A cerimônia de formatura ocorreu na noite desta terça-feira, 25 de outubro, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, que ficou lotado de alunos, familiares, empresas âncoras e autoridades locais e estaduais . O evento teve transmissão online ao vivo para as outras cidades que também aplicaram o programa neste ano.

Na edição deste ano, foram 540 alunos formados na modalidade presencial e online e mais de 100 nas trilhas EAD. Ao todo, foram realizados 5.841 cursos nas mais de 480 horas aulas síncronas. Durante a cerimônia de formatura, foram enaltecidos os números já atingidos pelo programa: até agora foram formados 5.500 pessoas, nestas 17 edições do programa.

O coordenador geral do Entra21, Sérgio Tomio, lembrou que esta edição foi um verdadeiro desafio. “Fomos desafiados a levar o programa para toda a Santa Catarina e acho que a primeira parte a gente cumpriu hoje concluindo a formação. A segunda parte é empregar todos os formandos”, disse. A empregabilidade também foi destacada pelo presidente da Blusoft-ACATE, Bruno Tiergarten. “A capacitação é o pontapé inicial da empregabilidade. A Blusoft tem o papel de formar talentos por meio de iniciativas como o Entra21, e, com isso, auxiliar as empresas da região no sentido de facilitar as contratações com talentos da nossa cidade. Este é nosso papel”, completou.

Este tópico também foi tema da fala do presidente da FAPESC, Fábio Zabot Holthausen. “Ao levarmos o Entra21 para todo o estado, conseguimos dar a oportunidade para que os jovens fiquem trabalhando em suas regiões, ajudando no desenvolvimento de sua cidade. E neste sentido, o poder público tem uma importância fundamental de criar ações que geram este impacto. E, certamente, o desafio da Blusoft em sair da zona de conforto e levar o programa para todo o estado, foi com certeza, uma decisão muito importante e positiva”, frisou.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, acompanhou a cerimônia e disse que o programa “tem algo que é fundamental: recebemos sempre um balanço de onde o recurso é aplicado, ou seja, temos a transparência necessária. Mas o melhor resultado é ver o balanço da empregabilidade. É isso que nos faz acreditar no programa”, avaliou.
Aliado à formatura, o programa promoveu a tradicional Mostra de Talentos, momento em que as empresas âncoras, cotistas ou parceiras têm a oportunidade de entrevistar os alunos, avaliar os soft skills dos formandos. Foram dois dias dedicados às entrevistas e alguns deles já saíram contratados.


O Programa Entra21
Criado em 2006, o programa capacita mão-de-obra em tecnologia de modo gratuito para o alunos e faz o encaminhamento para o mercado de trabalho. Nestes 17 anos, já foram formados mais de 5,5 mil alunos. Atualmente é financiado pelo governo do Estado de Santa Catarina, por meio da FAPESC e pela Prefeitura de Blumenau, além de receber investimentos da Prefeitura de Timbó e de empresas âncoras e, que aliás, têm prioridade na contratação destes alunos formandos.

Alguns números da Edição 2022
- 21 turmas presenciais espalhadas nas cidades de Blumenau, Timbó, Itajaí, Florianópolis, Joinville, Criciúma e Chapecó
- 7 turmas online em 80 cidades catarinenses e aqueles que fizeram as trilhas EAD
- mais de 200 municípios do Estado contemplados pela edição de 2022
- 540 alunos formados em aulas presenciais e online
- mais de 100 alunos formandos nas trilhas EAD