Blusoft-ACATE celebra 30 anos de existência e faz homenagens a ex-dirigentes

Blusoft-ACATE comemora 30 anos de existência com homenagens

Segunda-feira, 24 de outubro de 2022 - 14:00

Os 30 anos de existência da Blusoft-ACATE foram comemorados oficialmente no dia 21 de outubro, no encerramento do Oktober Tech Week, um dos principais eventos que reúne todo o ecossistema de inovação do Estado para discutir inovação, tecnologia e negócios. O ponto alto da cerimônia foi a homenagem aos ex-presidente e dirigentes que atuaram ao longo deste anos para a entidade.

A condução da homenagem ficou por conta do atual presidente Bruno Tiergarten. A cada nome chamado para a homenagem, um breve histórico era mencionado relatando a importância de cada um nestes 30 anos da entidade. Todos os ex-presidentes falaram sobre sua passagem, seus desafios e conquistas na gestão. As dificuldades para a criação da entidade, ainda nos anos 60 com a CETIL (Centro Eletrônico da Indústria Têxtil), passando pela nomenclatura de “Pólo de Software Blumenau” e participação, em 1991, na Fenasoft – Feira Internacional de Software – considerado na época o segundo maior evento de informática do mundo foram lembrados.

O atual diretor financeiro, que também passou por outras gestões, Manfredo Krieck, destacou o sentimento de gratidão. “Não estamos aqui para festejar uma data. Estamos aqui para celebrar um acontecimento: a passagem dos 30 anos da Blusoft. Neste sentido, a gratidão é nosso maior gesto para com aqueles que ao longo deste tempo contribuíram voluntariamente. E quando entendemos o trabalho voluntário como entrega total, os resultados aparecem. Estou orgulhoso de conviver com pessoas e com uma organização comprometida”, disse, emocionado.

O prefeito de Blumenau, Mario Hildrebrandt, destacou que a Blusoft já é “uma referência para o Brasil. Acredito muito na tecnologia da informação como instrumento de transformação social, pela geração de oportunidades para todos, e incremento na economia”, falou.

Oktober Tech Week
A 4ª Oktober Tech Week ocorreu de 17 a 21 de outubro, com atividades presenciais e descentralizadas no Centro de Inovação Blumenau e em empresas da região. Ao todo, foram 10 trilhas abordando diversos temas de interesse do ecossistema, como internacionalização, tecnologia, negócios, investimentos entre outros, em momentos de intenso networking.
Na cerimônia oficial de abertura, diversas autoridades estavam presentes, entre elas, o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen; o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação (SDE), Móris Kohl; o presidente do Centro de Inovação Blumenau, Udo Schroeder, entre outros.


Ex-presidentes homenageados
Sebastião Tavares Pereira – Gestão 1992/1994
Leonel Cezar Rodrigues – Gestão 1994/1997
Carlos José Pereira – Gestão 1998/2003
Armando Ness (in memorian) – Gestão 2004
Jeziel Montanha – Gestão 2005/2012
Joe Elias Linder – Gestão 2023/2018
Henrique Marco Favo Bilbao – Gestão 2019/2021

Outros homenageados
Carlos Tonet – assessor de imprensa da Blusoft-ACATE
Charles Schwanke – ex-diretor executivo da Blusoft-ACATE
Manfredo Krieck – diretor financeiro
Sérgio Tomio – coordenador geral dos programas Entra21 e +DEVs2BLU