BLUSOFT-ACATE participa de pesquisa que vai traçar mapa do emprego de Blumenau

BLUSOFT-ACATE participa de pesquisa que vai traçar mapa do emprego de Blumenau

Quinta-feira, 28 de julho de 2022 - 14:00

Traçar um panorama da mão de obra disponível na cidade e empregar quem está fora do mercado de trabalho. Este é o principal objetivo do Projeto de Empregabilidade, liderado pela Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), juntamente com outras 16 entidades empresariais, educacionais, além da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (SEDEC).

“Entender principalmente o atual cenário de TI na cidade, que já é reconhecida como polo tecnológico, é muito importante para podermos pensar em iniciativas conjuntas com poder público e demais entidades. A Blusoft-ACATE já tem algumas iniciativas de empregabilidade como os programas Entra21 e +DEVS2BLU. Mas precisamos entender se ainda há outras formas de contribuirmos e qual caminho seguir”, comentou o presidente da Blusoft-ACATE, Bruno Tiergarten, enfatizando a importância da pesquisa para a cidade.

Foram elaborados três tipos de questionários que serão aplicados nas empresas, nas agências e consultorias de RH e em instituições de ensino. No setor produtivo a aplicação abrangerá os setores de serviço, comércio e indústria e servirá para mapear o atual cenário de empregos, distribuição de cargos, funções e nível de escolaridade dos colaboradores.

Nas agências e consultorias de recrutamento o foco da pesquisa é entender a dinâmica das vagas disponíveis hoje no mercado. Já nas unidades de ensino, o objetivo é mapear quais cursos mais formam mão de obra, quais têm mais procura e quais empregam mais. A estimativa é receber a coleta de dados de, aproximadamente 400 empresas.

Acesse este link para ter acesso à pesquisa: encurtador.com.br/hrUV2

O prazo para a devolutiva da pesquisa é 12 de agosto. Estão participando da pesquisa as seguintes entidades: ACIB; Prefeitura de Blumenau (SEDEC); CDL Blumenau; AMPE; FIESC; SESI/SENAI; SENAC; FURB; SINTEX; SIMMMEB; SINDUSCON; BLUSOFT-ACATE; SIAPB; SINDILOJAS; SINDIGRAF; SETCESC; SESCON.

Dúvidas sobre a pesquisa podem ser esclarecidas pelo e-mail: [email protected]