Mapeamento de vagas em TI: pesquisa da ACATE permite criação de projetos personalizados para região de Blumenau

Mapeamento de vagas em TI: pesquisa da ACATE permite criação de projetos personalizados para região de Blumenau

Dados levantados são sigilosos e servem de base para customizar ações específicas na área de TI.

Sexta-feira, 20 de janeiro de 2023 - 14:00

A área de Tecnologia da Informação (TI) é, sem dúvida, uma das mais promissoras no país. Dados da Brasscom - Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais estima que só neste ano de 2023, o país precisará de 420 mil trabalhadores em TI, porém, a estimativa é que mais de 100 vagas não sejam preenchidas por falta de qualificação. E este nicho é um dos focos principais da segunda edição do mapeamento de vagas abertas no setor de tecnologia em Santa Catarina.

Coordenado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc), o mapeamento tem o objetivo de conhecer a demanda das empresas por profissionais e amparar a promoção de iniciativas de formação de talentos. “E esta é a importância: identificar quais as carências, quais os setores que precisam de mais atenção, quais linguagens de programação estão mais em falta no mercado e ajudar a apontar soluções”, destaca Adriana Gazaniga, diretora executiva da Blusoft-ACATE.

“Em um mercado tão acelerado quanto o de tecnologia, manter a formação de profissionais qualificados atualizada é um desafio. Sem informações das demandas das empresas, torna-se quase um “jogo de adivinhação” saber em que e como formar os profissionais, correndo o risco de investir recursos, energia e empenho em algo que pode não ser a solução adequada. Santa Catarina tem diversos polos demandantes de tecnologia. Já se percebeu que as demandas são diferentes. Por isso, poder ter uma amostra significativa de empresas representadas em cada região auxilia muito no desenho de soluções e formações específicas o que também acaba apoiando o desenvolvimento não só das regiões, como do estado como um todo”, complementa Cibele Sanches, diretora de Talentos da Blusoft-ACATE.

Adriana Gazaniga destaca também que a participação na pesquisa é fundamental para o ecossistema, uma vez que cada região do Estado têm sua necessidade e sua peculiaridade. “Por isso, responder a pesquisa é fundamental. O papel da Blusoft é desenvolver a região por meio de ações, e queremos focar exatamente no que as empresas precisam”, observa.

Para responder a pesquisa é simples: basta acessar aqui 

É importante destacar que todos os dados da pesquisa são confidenciais e compilados por uma empresa terceirizada e que, segundo Adriana, quanto mais empresas a região de Blumenau tiver, mais detalhado será o perfil da necessidade e mais alinhado serão os projetos de formação, totalmemte customizado para melhor qualificação da mão de obra da região.

Resultados de 2021
A pesquisa realizada pela ACATE em 2021 subsidiou 16 parcerias para formação de profissionais, com 4.926 participantes. Dentre programas apoiados pela entidade estão o Entra 21, DEVinHouse, Prototipando a Quebrada, Pode Crer, Oracle Next Education, Floripa Mais Empregos, Jovem Programador, DEV-TI SC+TEC, Geração do Futuro e Cisco Networking Academy.

Em 2022, já são 9.922 pessoas que iniciaram os programas de formação. Na primeira edição da pesquisa, constatou-se a abertura crescente de vagas de perfil tecnológico entre 2021 e 2023. Apenas para 2022, estimou-se a criação de 5.364 postos de trabalho, sendo cerca de 3 mil para desenvolvedores. Entre as especialidades mais procuradas pelas empresas estavam as funções de DEVs Full-Stack, Back-End e Front-End.
Em 2022, quase 10 mil pessoas já foram impactadas. O fomento à formação de talentos é um dos principais focos de atividades da entidade até 2025 em parceria com outras organizações do setor, instituições formadoras, governo de estadual e governos municipais.