Futurecom incentiva responsabilidade social e sustentabilidade
Futurecom incentiva responsabilidade social e sustentabilidade
Contribuir para um mundo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável é um dos objetivos do evento da Informa Markets com o programa Faster Forward.
Terça-feira, 16 de julho de 2024 - 17:00
São Paulo, junho de 2024 – O FUTURECOM – maior evento de conectividade, inovação e tecnologia da América Latina – assume a sustentabilidade e a responsabilidade social como forma de desenvolver o interesse nas empresas e nas pessoas por um movimento transformador que construa coletivamente um futuro em favor do meio ambiente, em defesa dos recursos naturais e da igualdade de condições para as gerações futuras.
Para orientar todas as ações nesse sentido, a detentora do Futurecom, Informa Markets, desenvolveu o programa “Faster Forward” para negócios sustentáveis, estruturado em três partes, com compromissos e atividades que abrangem as operações de todas as marcas e produtos do grupo. O
programa se divide em Faster to Zero - Mais rápido ao zero; Sustainability Inside - Sustentabilidade por dentro; e Impact Multiplier - Multiplicador de Impacto.
Segundo Hermano Pinto, diretor de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, responsável pelo Futurecom, os fundamentos do ESG devem ser encarados como aliados dos negócios com eficiência e responsabilidade ambiental para transformar a sociedade de forma sustentável. “Precisamos
expandir a aplicação da tecnologia para atender a demanda por bens e serviços mais eficientes e sustentáveis, além de promover a observância de premissas de governança compatíveis para o balanceamento de recursos físicos e naturais com o retorno sustentável de investimentos e a capacitação e o letramento digital da sociedade como um todo”, enfatiza.
Estrutura
O primeiro objetivo do Faster Forward – Faster to Zero – é neutralizar a emissão de carbono até 2025, o que no Brasil a empresa praticamente alcançou em todos os seus produtos. A Informa Markets impôs a meta de ser um negócio de zero desperdício e zero carbono líquido. No pilar Impact Multiplier
- Multiplicador de Impacto, a finalidade é influenciar todo o ecossistema em que a empresa está inserida a incorporar a sustentabilidade em todas as suas
ações. A principal delas é causar impacto positivo ao gerar condições de melhoria do acesso ao conhecimento especializado, ajudar as pessoas a se conectarem com mais eficiência e investir nas comunidades da Informa Markets. Por meio dessa conexão, a informação chega àqueles que buscam acesso a conhecimentos especializados e uma rede de profissionais. As plataformas digitais como o Futurecom são redes de conhecimento capazes de aperfeiçoar a capacitação de profissionais, além de promover a atualização tecnológica para a qualificação de mão de obra.
Por fim, o conceito Sustainability Inside é o que incorpora em todas as ações e marcas a sustentabilidade. Nesta divisão do programa Faster Forward foi criado um projeto que inovou a construção dos estandes em eventos presenciais com desperdício zero – objetivo que deve ser alcançado até 2030. Segundo Hermano Pinto, “incentivamos montadoras e expositores a empregarem materiais reutilizáveis na montagem de seus estandes como forma de conscientizá-los a diminuir a geração de resíduos”. Exemplo de ações nesse sentido é o uso de carpete feito de PET reciclado, sendo 80% reutilizado de eventos anteriores. Os resíduos pós-evento são encaminhados para reciclagem e transformados em novos produtos.
No campo da responsabilidade social, o Futurecom, assim como todos os eventos da Informa Markets, tem o compromisso de contribuir com um valor de
pelo menos 1% do lucro antes de impostos para grupos comunitários até 2025, defender a diversidade e a inclusão e criar valor para as cidades anfitriãs. Na prática, isso representa contratar Pessoas com Deficiência (PCD) em parceria com o programa PAE (Programa de atendente eficientes); oferecer cadeiras motorizadas para acessibilidade nas áreas de exposição e congressos; apoiar as iniciativas da Safrater, ONG que acolhe famílias de alta vulnerabilidade social, além da iniciativa Serenidade do Toque, que tem o intuito de formar e capacitar pessoas com deficiência visual na arte da massoterapia.
Araceli Silveira, Vice-presidente executiva de Sustentabilidade e Audiência na Informa Markets Latam, revela que o papel de uma organização como a
Informa Markets é ajudar toda a comunidade de tecnologia, inovação e conectividade a melhorar a sua própria sustentabilidade. “Precisamos ligar as
pessoas às redes e ao conhecimento de que necessitam para auxiliá-las em relação aos grandes desafios do futuro”, afirma. “Em um setor dinâmico e
inovador como o de tecnologia e conectividade, enfrentamos desafios significativos como as emissões de carbono associadas às operações e
infraestrutura tecnológica. No entanto, enxergamos esses desafios como oportunidades para inovar, buscar soluções eficientes e promover práticas mais
sustentáveis.”
Sobre o Futurecom
Futurecom é uma plataforma B2B que conecta as principais verticais de negócios o ano inteiro, apresentando soluções para o seu negócio, por meio
de conexões de comunidades, relacionamentos e conteúdo de qualidade em todos os ambientes: digital, físico e híbrido. Futurecom é o parceiro estratégico ideal para promover marcas, lançar produtos, gerar leads qualificados e realizar ações personalizadas para obtenção de um melhor retorno de investimento, com mais foco e assertividade.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é
composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção,
Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.
Assessoria de Imprensa Futurecom
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel.: (11) 5105-7171
Luciana Abritta – [email protected] – (11) 99299-0411
Vera Aranha – [email protected] - (11) 99360-1451
Marcelo Danil – [email protected] – (13) 99741-8833
FONTE: FUTURECOM