Blusoft participa do mapeamento de vagas para tecnologia em SC

Blusoft participa do mapeamento de vagas para tecnologia em SC

Iniciativa é da ACATE e visa conhecer a demanda das empresas por profissionais.

Segunda-feira, 12 de dezembro de 2022 - 14:00

A Blusoft – polo regional da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) – está participando da segunda edição do mapeamento de vagas abertas no setor de tecnologia em Santa Catarina. Nesta edição, o estudo conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc) e tem o objetivo de conhecer a demanda das empresas por profissionais e amparar a promoção de iniciativas de formação de talentos. O questionário está disponível, clique aqui

“Nosso primeiro passo é mapear. O segundo é fazer com que as ações aconteçam para cobrir a necessidade. E para isso acontecer é preciso engajamento de todo o ecossistema”, disse o presidente da Blusoft-ACATE, Bruno Tiergarten.
Através da pesquisa, busca-se detalhar informações sobre o volume e perfil dos profissionais demandados para vagas de tecnologia, além das particularidades de cada uma das regiões do estado. A partir dos dados, a ACATE e seus polos regionais, incluindo a Blusoft, irão articular parcerias formadoras de talentos para a execução de cursos que atendam às necessidades e solucionem a falta de profissionais qualificados no setor.

A pesquisa realizada pela ACATE em 2021 subsidiou 16 parcerias para formação de profissionais, com 4.926 participantes. Dentre programas apoiados pela entidade estão o Entra 21, DEVinHouse, Prototipando a Quebrada, Pode Crer, Oracle Next Education, Floripa Mais Empregos, Jovem Programador, DEV-TI SC+TEC, Geração do Futuro e Cisco Networking Academy.

Em 2022, já são 9.922 pessoas que iniciaram os programas de formação. Na primeira edição da pesquisa, constatou-se a abertura crescente de vagas de perfil tecnológico entre 2021 e 2023. Apenas para 2022, estimou-se a criação de 5.364 postos de trabalho, sendo cerca de 3 mil para desenvolvedores. Entre as especialidades mais procuradas pelas empresas estavam as funções de DEVs Full-Stack, Back-End e Front-End.
Em 2022, quase 10 mil pessoas já foram impactadas. O fomento à formação de talentos é um dos principais focos de atividades da entidade até 2025 em parceria com outras organizações do setor, instituições formadoras, governo de estadual e governos municipais.
Os programas também contam com a parceria de empresas associadas, em que elas podem contratar talentos que se destacam durante a formação. Na 2ª edição da pesquisa, as empresas que responderem ao mapeamento de vagas terão prioridade para a participação em projetos de capacitação promovidos pela ACATE.
Como participar
Se você é empreendedor do setor de tecnologia em Santa Catarina, convidamos a contribuir e responder a pesquisa. Você conseguirá responder rapidamente e nos ajudará no direcionamento das ações para a formação de talentos, que é um grande desafio de todas as empresas.

Acesse o link e participe, clique aqui