Aula Magna do Entra21 Blusoft-Acate dá início à formação de 2,4 mil alunos em tecnologia nesta segunda-feira (28)

Aula Magna do Entra21 Blusoft-Acate dá início à formação de 2,4 mil alunos em tecnologia nesta segunda-feira (28)

Programa de formação de pessoas na área de tecnologia terá 2400 alunos nesta edição, que terá aulas presenciais em sete municípios e também formato remoto.

Segunda-feira, 28 de agosto de 2023 - 17:00

Uma nova fase na vida de centenas de jovens e suas famílias começou oficialmente nesta segunda-feira (28), em Blumenau (SC). A Aula Magna com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, marcou o início da 18ª edição do programa Entra21, da Blusoft-Acate. Para a formação gratuita em tecnologia, se inscreveram 10 mil alunos de 200 cidades diferentes de Santa Catarina. Foram selecionados 2,4 mil pessoas, que terão acesso a 480 horas de treinamento gratuito - 600 de forma presencial em Blumenau, Florianópolis, Joinville, Rio do Sul, Timbó, Lages e Itajaí.

O programa Entra21 é uma realização da Blusoft-Acate e conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc), e da Prefeitura de Blumenau. São empresas-âncora do Entra21 as empresas AmbevTech, Capgemini, Central Ailos e Unifique.

A Aula Magna contou com a presença do governador do estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, e de diversos secretários do poder público estadual. O deputado Napoleão Bernardes representou a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau (SC) também prestigiaram a cerimônia.

Quem proferiu a aula magna desta edição foi o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett. Na sua fala, ele relembrou valores que nortearam sua carreira e trouxe apontamentos para o desenvolvimento da carreira dos alunos de 2023.

Em sua fala, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, destacou que o único caminho para o desenvolvimento social é a educação. “O Entra21 atua de forma muito objetiva na ampliação das perspectivas dos jovens catarinenses de terem uma carreira sólida no mercado de trabalho. Nós acreditamos neste caminho e é por isso que somos apoiadores do programa também em 2023”, disse.

O deputado estadual e representante da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Napoleão Bernardes, usou sua fala para reforçar a credibilidade do programa e a inovação que norteou sua criação. “O Entra21 é transformador para a sociedade catarinense, na medida em que traz oportunidades de trabalho, atrai e cria novos negócios e desenvolve um setor econômico muito importante, que é o de tecnologia”, afirmou.

Para o prefeito de Blumenau (SC), Mário Hildebrandt, a base do Entra21, que alia a sociedade civil, o Governo do Estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Blumenau e de outros municípios e da iniciativa privada, torna o programa muito firme. “É sempre muito emocionante ouvir as histórias de alunos que tiveram as suas vidas completamente transformadas por esse programa, que une o desenvolvimento econômico e a transformação social”, comenta. “Temos muito orgulho em apoiar e acompanhar desde 2005”, acrescenta.

Para o presidente da Blusoft-Acate, Bruno Tiergarten, o Entra21 entra na sua décima oitava edição já consolidado como um dos maiores programas de formação em tecnologia do Brasil, aliando desenvolvimento econômico e transformação social. “Mais de 6 mil jovens já foram formados gratuitamente pelo programa. Há reflexos disso em diversos âmbitos: em diferentes níveis hierárquicos nas organizações, em histórias de empreendedorismo e de mudança de vida das famílias dos alunos”, diz.

A Blusoft-Acate é uma entidade sem fins lucrativos, que tem mais de 130 empresas associadas que possibilitam iniciativas para fomento do ecossistema de inovação no Vale do Itajaí. Na região, são 4 mil negócios de tecnologia. Através de iniciativas que integram também o poder público, a organização atua na formação de profissionais, em ações de integração do setor de tecnologia com outros setores da economia e conexão entre os próprios negócios.