2022 foi o ano em que a Blusoft-ACATE se consolidou como referência

2022 foi o ano em que a Blusoft-ACATE se consolidou como referência

Diversas foram as conquistas deste ano especial em que a entidade completou 30 anos de atuação.

Quarta-feira, 21 de dezembro de 2022 - 14:00

O ano de 2022 foi especial para a Blusoft-ACATE. Momento em que a entidade completou 30 anos de existência e ao mesmo tempo se consolidou como referência em capacitação de mão de obra em TI por todo o Estado de Santa Catarina, além de ser propulsora de conexões dentro do ecossistema de inovação local e regional.
“A participação ativa em reuniões no ecossistema, para discutir governança em TI e no Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal de Blumenau (Pedem), mostram a importância das ações desenvolvidas pela entidade na economia e na geração de renda”, avalia o presidente Bruno Tiergarten. Todo este envolvimento e engajamento com o ecossistema local, regional e estadual garantiu sucesso em todos os eventos promovidos pela entidade durante o ano de 2022, entre eles, o Oktober Tech Week.

A lista de ações de 2022 é extensa e todas têm uma importância ímpar. Um dos primeiros grandes eventos que movimentou o ecossistema foi o primeiro Hackathon Tech para a área de recursos humanos de Santa Catarina. Também neste segmento, ocorreu o primeiro café reunindo empresas associadas da Blusoft-ACATE, voltadas exclusivamente para área de RH.

Formações e capacitações
Dois principais programas desenvolvidos pela Blusoft-ACATE tiveram edições marcantes neste ano. O programa Entra21, tradicionalmente executado em Blumenau e região, passou a atuar em todo o Estado, e formando mais de 600 alunos capacitados para a área de TI. Outro programa que ganhou evidência foi o DEVS2Blu+. “Em sua primeira turma foram 25 alunos formandos. Dada a dimensão positiva, a segunda turma ampliou a formação para 100 alunos”, destaca Bruno.

Outra ação iniciativa da Blusoft é a realização dos chamados ‘drafts’. Draft é uma espécie de apresentação das habilidades do candidato. Ou seja, a pessoa se apresenta a uma banca de avaliadores, geralmente tech recruiters de empresas associadas, e mostra seus conhecimentos. Em muitos casos, o candidato já sai praticamente contratado. A última edição do Draft, que ocorreu em setembro deste ano, foi a que reuniu o maior número de currículos: foram 94 avaliações, com a participação de 11 empresas associadas.

Outras conquistas
No ano de 2022, a Blusoft-ACATE foi novamente reconhecida com o Certificado de Responsabilidade Social concedido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para reconhecer e destacar empresas ou organizações que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão.