1ª edição do MIDITEC Summit reúne startups incubadas e gradua empresas

1ª edição do MIDITEC Summit reúne startups incubadas e gradua empresas

Evento teve o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos negócios catarinenses.

Terça-feira, 12 de dezembro de 2023 - 14:00

Idealizado pela ACATE e o Sebrae Startups, a primeira edição do MIDITEC Summit promoveu um dia inteiro de conteúdos e troca de experiências entre startups incubadas da Rede MIDITEC, empresas já graduadas e mentores que auxiliam empresas com os seus conhecimentos no programa de incubação. O evento foi realizado no auditório do Sebrae, em Florianópolis, na última quinta-feira (07).

O encontro também celebrou os 25 anos da incubadora, que é uma das melhores do mundo pelo prêmio UBI Global, e graduou cinco startups que finalizaram as suas jornadas de incubação em 2023. As formadas do MIDITEC, de Florianópolis, foram a Akropoli, Aquila, Leevo e Pecsmart. Da incubadora Aratec, de Araranguá, a graduada foi a empresa Medeor Medtech. No último processo seletivo, 42 startups foram aprovadas entre as 10 incubadoras da rede, totalizando um volume de mais de 100 empresas incubadas

O evento foi aberto pelo diretor de Operações Empresariais do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, que ressaltou o impacto do MIDITEC no sucesso das empresas de tecnologia catarinense, que possuem uma taxa de sobrevivência de 97% ao analisar os negócios apoiados pelo programa nos últimos cinco anos. A vice-presidente de Ecossistema da ACATE e fundadora da Prevision, Paula Lunardelli também participou da abertura do evento e foi uma das painelistas ao lado de Danilo Pavei, COO da AskSuite, André Silva, fundador da Zipper e atual head de Tecnologia da CRM&Bonus, e Marcus Rocha, gerente de Inovação e Startups do Sebrae/SC. Eles trataram sobre as suas experiências empresariais e como o MIDITEC influenciou o sucesso das empresas AskSuite, Zipper e Prevision.

Os participantes do MIDITEC Summit também tiveram a oportunidade receber mentorias coletivas com especialistas em sete áreas: SEO e CRO, por Thiago Loch (Eficiência Digital) ; Comercial, por Guilherme Colombo (DELL); Sucesso do Cliente, por Lui Von Holleben (CS by Lui); Growth, por Ivan Biava (Compass); Liderança, por Roberta Perdomo (Aqto); Financeiro, por Claudine Anchite (Finye); Investimento, pelo investidor Norton Moreira. Alguns dos mentores do MIDITEC são empreendedores que passaram pelo programa e, hoje, retribuem suas experiências para desenvolver outras startups do mercado.

Outras palestras também apresentaram conteúdos relevantes para a jornada das empresas que buscam a validação e a tração dos seus modelos de negócios. Guilherme Colombo, gerente de área de Associação e Startups da DELL, que detalhou o programa DELL para Startups, o qual oferece consultorias de tecnologia para empresas. Além disso, as associadas à ACATE contam com o benefício de cupons de desconto para adquirir equipamentos e acessórios da DELL.

Na sequência, Rafael Assunção, fundador da Questum, ministrou um workshop que tratou sobre os investimentos mais relevantes do mercado atual, que são as fusões e aquisições de empresas. É tendência que as empresas cresçam e possuam um planejamento sobre os investimentos que melhor atendam ao momento e ao estilo do negócio. As lições de como planejar investimentos é tema de um e-book produzido pela ACATE em parceria com a Questum, Mosimann-Horn Advogados e Invisto.

Por fim, o CEO da Drin, Igor Drudi, foi facilitador de um momento de conexão entre os empreendedores com o objetivo de promover processos de inovação em ambientes corporativos, e Anderson Nielson, diretor de Gente e Gestão da Stone, apresentou palestra sobre Liderança Empreendedora.

A primeira edição do MIDITEC Summit, patrocinada pela DELL, teve o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das empresas incubadas e já graduadas pelo programa de incubação. A Rede de Incubadoras MIDITEC é gerida pela ACATE, mantida pelo Sebrae Startups e tem o patrocínio da Softcon e Baptista Luz, e abrange as incubadoras Softville Ágora, em Joinville; MIDITEC e SebraeHub, em Florianópolis; Épsilon, em Lages; Inctech, em Chapecó; GTEC, em Rio do Sul; Aratec, em Araranguá; Citi, em Brusque; Instituto Gene, em Blumenau; e FETEP, na cidade de São Bento do Sul.