Tendências para você ficar de olho em 2023!

Tendências para você ficar de olho em 2023!

Data de publicação: 23/05/2023

É só a gente piscar que uma nova tecnologia chega ao mercado. Algo que ouvimos falar há poucos dias e que já está dominando todas as conversas e entrando nos negócios. E quem não estiver preparado, precisa refletir e se adaptar o mais rápido possível para não ficar ultrapassado, não é? E aqui, vamos listar algumas tendências tecnológicas que estão ganhando força e que precisamos ficar de olho!


Inteligência artificial
A utilização da inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente em diferentes áreas. Uma das vantagens é a confiabilidade e a assertividade na tomada de decisão das máquinas. Aplicações práticas da IA nos negócios digitais podem ser vistas com os chatbots e assistentes virtuais. A Amazon, por exemplo, tem como foco a Alexa, sua assistente de voz digital ou mesmo a maneira inteligente de personalizar o atendimento e a entrega ao consumidor por meio da coleta de dados feita pela IA. Outra tendência é a aprendizagem adaptativa, que se adequa às necessidades do aluno. São plataformas educativas que apresentam o conteúdo ao utilizador de acordo com as suas preferências e resultados. É uma tecnologia que ajuda o formador a compreender as necessidades individuais de cada estudante e, assim, ele pode personalizar com o melhor método de ensino.

Impressora 3D
O uso de impressoras 3D na medicina para a reprodução de órgãos e em indústrias, como a alimentícia, também é uma tendência. Essa é uma tecnologia que tem como objetivo inserir de uma forma simples e rápida novos produtos no mercado. Os custos são baixos e as possibilidades de uso são crescentes. Com as impressoras 3D, é possível explorar o mercado de personalizados, atuar no ramo da arquitetura, moda, segmento odontológico, entre outros.

Metaverso
Pode ser definido como um mundo digital altamente imersivo. Enquanto Mark Zuckerberg fala do metaverso com uso de realidade virtual e aumentada, outros criadores de plataformas associam com a descentralização e blockchains. Foi Mark Zuckerberg que deu início à ideia de metaverso no final de 2021. A partir de então, diversas organizações em segmentos como moda, entretenimento e videogames aderiram. No entanto, a maioria aproveita as plataformas já existentes de metaverso, como Roblox ou The Sandbox.
No entanto, em 2023, a tendência é de que o metaverso seja mais utilizado no trabalho e para o entretenimento.


Fonte: SEBRAE