A origem do “DRAFT”

A origem do “DRAFT”

Data de publicação: 16/02/2023

Termo muito usual no dia a dia de startups, o “Draft”, na realidade, não tem origem no setor de negócios propriamente dito. Ele vem do esporte. Originalmente, é um evento anual onde os 30 times da National Basketball Association (NBA) recrutam jogadores durante a pré-temporada. Geralmente, estes jogadores são amadores e vem do esporte universitário, ou seja, cheios de vontade de jogar de forma profissional, mas sem muita experiência.

É nesta ‘falta’ de experiência que o termo Draft se encaixa no mundo das startups. Assim como na NBA, os interessados ao cargo não precisam ter experiência comprovada. Basta ter vontade de apresentar suas habilidades a um grupo de tech recruiter, que representam empresas do setor com vagas abertas em TI e, aliás, com disponibilidade para ensinar aquilo que o jovem ainda não sabe.

Na apresentação, que é na verdade um pitch onde o interessado apresenta o que sabe, o tech recruiter já consegue identificar se há possibilidade de se encaixar na vaga ou que é necessário ainda ensinar para adequar o jovem ao perfil que a empresa procura. A dinâmica muito se assemelha à série de game americana Shark Tank: no progama os empreendedores apresentam suas ideias de negócios. Já no Draft, não são apresentados negócios, e sim, habilidades. Mas é tudo muito parecido!

E a Blusoft-ACATE é a principal entidade do Vale Europeu que organiza periodicamente o Draft. Desde 2022 pra cá, já foram realizados várias iniciativas como essa em Blumenau e em algumas cidades do Vale Europeu. Entre elas, uma específica com autistas e outra direcionada aos egressos do Progrma Entra21, um dos progrmas de referência no Estado no quesito formação de mão de obra, desenvolvido pela Blusoft. Como deu certo, já está se espalhando pelo Estado.

Fique atento às iniciativas que a Blusoft organiza pelo Estado! Acesse o Instagram @blusoft